A Enlighten tem como objetivo SOLUCIONAR e APRIMORAR as áreas empresariais, seja através de software, serviços ou ambos. Para nós, o que importa é a satisfação do cliente. Nós listamos alguns casos de sucesso em que a Enlighten participou ativamente, contribuindo com a transformação digital e melhoria dos processos internos.

Período: 2018-2019

Cenário: Ausência automação e software desatualizado com a prática de mercado para contencioso e contratos.

Desafio: Aprimorar controles empresariais e estabelecer fluxo de trabalho que a empresa assuma como efetivo. 

Solução: A Enlighten participou da aquisição do software, avaliando as opções de mercado em cotejo com as necessidades empresariais. Após, foi contratada para solucionar a implantação e também organizar os dados. 

Resultado: A empresa possui um fluxo eficiente e as demandas diminuíram com as automações que foram implementadas. A empresa passou a adotar fluxo de contratos para as requisições recebidas. Os dados tornaram-se mais confiáveis, facilitando o controle de contingências e provisões.

 

Período: 2020-2021

Cenário: Ausência automação e software desatualizado com a prática de mercado para contencioso, contratos e consultivo.  

Desafio: Aprimorar controles empresariaisestabelecer fluxo de trabalho e integrar com soluções corporativas que se comunicam com o jurídico da empresa. 

Solução: A Enlighten participou da aquisição do software, avaliando as opções de mercado em cotejo com as necessidades empresariais. Até a contratação da Enlighten era difícil para o gestor compreender qual software atenderia adequadamente as necessidades da empresa, dada a especificidade que o setor aéreo possui, além de harmonizar com a política de redução de litígios. A empresa também foi contratada para realizar a implantação do software, dada a sua experiência em planejamento de projetos envolvendo o setor jurídico. 

Resultado: A empresa alcançou os melhores resultados financeira na aquisição do software, selecionando a opção adequada. Estima-se uma redução de quase 60% (sessenta) por cento no orçamento dos softwares após a contratação da consultoria, à medida que algumas ferramentas não eram necessárias, mas que faziam parte do preço de softwares especializados. Além disso, a Enlighten apresentou que determinadas demandas, por serem de menor controle, não eram factíveis de serem controladas por um software, mas que o fluxo operacional de processos poderia ser aprimorado, o que representou numa diminuição do CAPEX para adquirir soluções.  

Período: 2019-2020

Cenário: Outsourcing de departamento jurídico, sem software e sem controladoria eficiente. Os advogados internos eram assoberbados de práticas operacionais. Não havia tecnologia própria.  

Desafio: Adequar a atividade empresarial à cultura de driven by data. Forma competências de gestão através de dados, organizar base de dados, implantar software, criar esteiras de atendimento operacional e protocolos entre jurídico interno e escritórios.  

Solução: A Enlighten foi a responsável pela transformação digital do departamento jurídico, apresentando qual seria a arquitetura adequada (produtos e serviços), oferecendo o software de melhor adaptabilidade às necessidades do jurídico interno, desenvolvendo a implantação, treinando equipe interna e externa e atuando na prestação de serviços de Legal Operations. A Enlighten desenvolveu ferramentas para controlar o volume de pagamentos jurídicos e passou a apresentar indicadores interativos da carteira através da criação de dashboards, para tomada de decisão do gestor de área.  

Resultado: A empresa tornou-se mais eficiente em seus controles internos e passou a receber serviços operacionais de alta qualidade. Os profissionais foram treinados para aliar poder intelectual jurídico com a automação que tornou-se frequente em soluções operacionais. Os advogados internos foram deslocados de tarefas operacionais para tarefas de ordem técnica-jurídica. A gestão indicou a Enlighten para a Holding do grupo para também controlar os indicadores operacionais dos departamentos jurídico, em razão da eficiência operacional do modelo de Legal Operations proposto pela Enlighten.

Período: 2020-2021

Cenário: A implantação de Legal Operations contemplará no controle de processos da empresa e de suas controladas, através de automações construídas especialmente para atendimento das operações da MOVER.  

Desafio: Apresentar indicadores que relacionem dados jurídicos com informações corporativas. Demonstrar como a cultura de driven by data pode ser importante instrumento de lucratividade. Orientar o Departamento Jurídico na construção de indicadores de alta performance. Formar competências de gestão através de dados, organizar base de dados, implantar software, criar esteiras de atendimento operacional e protocolos entre jurídico interno e escritórios.  

Solução: A Enlighten é a responsável pela transformação digital do departamento jurídico, apresentando (produtos e serviços) adaptados às necessidades do jurídico interno, atuando como ALSP. A Enlighten desenvolveu ferramentas exclusivas para que a atividade operacional seja reduzida e a atividade técnica seja preponderante nos profissionais. 

Resultado: Os profissionais foram treinados para aliar poder intelectual jurídico com a automação que tornou-se frequente em soluções operacionais. Os advogados internos foram deslocados de tarefas operacionais para tarefas de ordem técnica-jurídica. O departamento jurídico tornou-se operacional através de automações, software e serviços de profissionais multidisciplinares e aptos a conduzir o jurídico de forma organizada e sistêmica. 

Período: 2020

Cenário: A empresa decorre da fusão  empresarial de duas grandes companhias do setor de alimentos e agronegócio internacional. A empresa recém constituída não possuía controles jurídicos, embora tenha herdado processos judiciais que decorrem alto volume operacional. A empresa possuía software legado decorrente das empresas que constituíram a Joint Venture, mas sem independência estrutural.

Desafio:  A organização de dados, pois a empresa possuía 3 grandes bases sem qualquer identificação entre tais. Desta forma, foram reunidos milhares de dados, reclassificados, reorganizados e orientados para produzir uma base de dados confiável, seja em indicadores de departamento jurídico, como indicadores de origem financeira. A Empresa também teve que adequar o seu departamento jurídico para assimilar a importância de uma operação sistêmica e tecnológica.  

Solução: A Enlighten compreendeu que apenas um software não traria os resultados esperados, à medida que os dados precisavam de tratamento e reclassificação. Além disso, a manutenção de tais dados far-se-ia difícil internamente, pois à medida que as movimentações ocorrem, há necessidade de informações atualizadas para os acionistas. Elaborou-se um plano de apresentar um setor controlado de dados, através da terceirização de serviços de Legal Operations, para que a empresa tenha os seus advogados internos como gestores de carteira, através dos controles oferecidos pelo setor da Enlighten. O software não era a principal necessidade, mas um conjunto de produtos e serviços que trouxe sucesso para que o departamento jurídico pudesse equilibrar seus esforços no atendimento das demandas vindas por acionistas.

Resultado: Organização de Dados. Criação de setor de controle de informações. Implantação de Software. Implantação de método de trabalho. Criação de fluxos e políticas de alçadas de aprovação. Confiabilidade dos dados. Assertividade. Comunicação fácil com acionistas. Indicadores interativos e atualizados. Eficiência jurídica.

Período: 2020

Cenário: A empresa buscava um software que pudesse atender o setor jurídico nas áreas de regulatório, em vista de que os processos internos e os softwares adquiridos não comportavam as necessidades do departamento. Além disso, embora tenham investido milhares de reais, os softwares foram insuficientes para resolver as questões burocráticas e processuais do departamento, ocasionando lentidão e sobreposição de tarefas desnecessárias. O departamento passou a ter mais trabalho para manter o software atualizado do que para o objetivo desejado: – facilitar as atividades dos advogados e profissionais da área.

Desafio:  O departamento possui área regulatória de intensa produção e necessidade de fluxos empresariais definidos e um software capaz de realizar verdadeira automação. Há também enorme preocupação em relação a dificuldade de coleta de dados públicos advindos da agência reguladora. Do mesmo modo, os gestores estavam decepcionados com tantas promessas não cumpridas por softwares de mercado, que reconhecidamente apresentam soluções para um contencioso tradicional e não para um contencioso advindo de demandas regulatórias. Por tais questões tornava-se necessário compreender as funções e tarefas desejadas para auxílio do advogado e buscar no mercado não apenas uma única solução, mas um conjunto de tecnologias que possa atender a cada uma das necessidades apresentadas durante as entrevistas realizadas em Legal Design.   

Solução: A Enlighten compreendeu pela apresentação de uma planta de produtos que pudesse resolver as questões da área de forma a impedir que promessas fossem descumpridas. É sabido que nem todas as soluções jurídicas são competentes para as dezenas de necessidades apresentadas, razão pela qual buscou-se parceiros homologados em diversas tecnologias capazes com que cada processo ou atividade pudesse ser realizada individualmente e ao final, integradas para compor a tecnologia esperada. 

Resultado: O projeto está em sua fase de implantação e o resultados foram orçamentos financeiros corretos, empresas com domínio de suas soluções e principalmente, a garantia de acompanhamento de ponta a ponta pela Enlighten, na organização dos fornecedores de tecnologia. Como uma residência em construção, onde são necessários diversos profissionais, métodos e produtos, este serviço de Legal Design comprovou que o sucesso de uma transformação digital depende da capacidade de organização de diversas tecnologias para se obter o benefício esperado.

Período: 2021

Cenário: A passa por uma transformação digital em outras áreas e o jurídico precisa encontrar a tecnologia correta para alcançar as demais áreas empresariais.

Desafio:  A empresa, embora organizada em seus controles internos, não possuía sistemas jurídicos de controle de suas informações. Deste modo, o Legal Design foi responsável pela análise das áreas contenciosa, contratos, societário, consultiva, regulatória, financeira e administrativa. Além disso, pela descentralização das atividades, o departamento jurídico não é o único responsável pela elaboração de minutas contratuais, tornando-se necessário a unificação e centralização do repositório de dados e documentos em um único organismo centralizador, competindo ao gestor jurídico a administração da tecnologia. Nas demais subáreas do departamento jurídico, os dados não estavam organizados, tornando necessária a administração e correção da base de dados, transformando em modelo estruturado para alimentação das aplicações que se pretende contratar.   

Solução: A Enlighten compreendeu que pela exigência de rígidos controles da empresa, far-se-ia necessário a aquisição de software com padrões internacionais e em metodologia inovadora para ciclo de vida do contrato, que consiste na requisição de um contrato por área externa, condução jurídica, encaminhamento de assinatura digital, compliance e arquivamento. Além disso, identificou-se a necessidade de softwares de automação destinados a validar informações cadastrais e financeiras de prestadores, fornecedores e contratantes da empresa para melhorar o quadro de conformidades legais e das políticas internas. Em razão de demandas menores vistas no contencioso e societário, a Enlighten recomendou pela contratação de serviços de Legal Operations, visto que a contratação do software, além de não oferecer todas as necessidades, não teria custo-benefício para o volume apresentado. 

Resultado: A Enlighten em sua planta de tecnologia trouxe um salto de 70% de automações na área jurídica e em todas as tarefas dos advogados. Até a entrada da Enlighten, a empresa operava com ligeiros 10% de automação, utilizando como controles internos planilhas eletrônicas e comunicação através de correios eletrônicos. Com a Enlighten a empresa alcançou as tecnologias e os serviços corretos, que permitiram que a empresa pudesse ter um crescimento de seu faturamento sem incrementar a operação, com novos colaboradores para meras tarefas repetitivas. Os colaboradores que antes realizam tarefas repetitivas foram realocados para posições estratégicas e a empresa se beneficiou de talentos que outrora estavam escondidos atrás de tanta burocracia e repetição de tarefas. 

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